terça-feira, 5 de março de 2013

Páscoa - Como escolher o Bacalhau e os Azeites

A Páscoa está chegando e é hora de nos preparamos! Nos próximos dias irei postar Receititas para esperar por este feriado que sempre vem cheio de gosturas! Além dos chocolates e  doces a Páscoa é um bom motivo para o preparo de um prato caprichado com Bacalhau !
Antes das receitas  ficam aqui algumas dicas sobre a escolha do Bacalhau e , claro, dos azeites!

Como escolher e comprar o Bacalhau 

Abaixo, uma   breve reportagem para relembrar os tipos de bacalhau e  dicas para  uma compra certeira!    



Embora o vídeo seja do ano passado, eu conferi os preços no Mercado Municipal de Curitiba e podemos encontrar  o  Cod Gadus Morhua em pedaços  a partir de R$45,00/kilo   ou em postas a partir de R$75,00.
Eu prefiro utilizar o Gadus Morhua sempre!!! Apesar das semelhanças no aspecto os outros tipos de bacalhau não se desfazem em lascas (como o Gadus Morhua) e não possuem o mesmo sabor. Essa qualidade , obviamente, se refletirá no preço.
Mais econômico, o Saithe (outro tipo de bacalhau)  normalmente é utilizado como substituto do verdadeiro bacalhau, por ser mais fácil de desfiar, depois de cozido. O Saithe é muito utilizado em bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau.



A escolha dos Azeites


A quantidade  de marcas e diversidade de azeites disponíveis nos mercados  nos deixam confusos com relação à melhor opção.  A maioria das pessoas acaba escolhendo as marcas já  consagradas aliadas a um bom preço. Então...como escolher um azeite  que  faça a diferença em nossos pratos? 
Ao contrário dos vinhos, os azeites não levam méritos pelo envelhecimento!! Quanto mais jovem  melhor. Os entendidos recomendam observar a data de fabricação e não comprar azeites fabricados há mais de 1 ano. 
Outra observação importante é a embalagem. Dê preferência às embalagens de vidro escuro e observe a composição. Azeite bom é composto 100%  de azeite de oliva. Quando não é puro está escrito "composto de azeite" ou com adição de óleo vegetal (olho no rótulo). 


Quanto à acidez temos 3 tipos:

- Extra Virgem - até 1% de acidez (os melhores azeites tem até 0,5% de acidez) 
- Virgem - entre 1,2%  e 1,5% de acidez
- Virgem fino - 1,5% a 2,3% de acidez 

Você pode saber mais dicas em :  












    

Um comentário: