sábado, 30 de março de 2013

A origem do Arroz de Carreteiro

A origem do nome: 


Este prato faz parte da culinária típica gaúcha. Os Carreteiros e   Tropeiros viviam na "lida" dura do campo conduzindo o gado ou cavalos  de uma Estância a outra para serem comercializados. O Carreteiro era responsável pelo mantimentos , levados em uma espécie de carreta puxada por bois e também preparava a comida. Sem contar com refrigeração, levavam alimentos que pouco se deterioravam, como charque (carne salgada e curada), arroz e fiambres. O Arroz de Carreteiro era, então, preparado de forma muito simples e prática, em panela de ferro, utilizando arroz, alho, cebola e charque picado.

                                   Bico de Pena de Francisco Carlos S. da Silva                                                                                   Arquiteto e Designer da Universidade  Federal do Rio Grande do Sul 



Atualmente os gaúchos preparam  o arroz  não só com charque, mas também  com carne moída (guisado) e sobras de churrasco e chamam de carreteiro em alusão ao nome original "arroz-de-carreteiro"    

O prato foi incorporado à cozinha brasileira e hoje é comum saboreá-lo em todo o país. Nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil é também conhecido como Maria-Isabel, e preparado com carne de sol.  



Fonte Imagem: www.ocariucho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário