sábado, 30 de março de 2013

Arroz de Carreteiro à moda da Tita

Quando se prepara o Arroz de Carreteiro com o verdadeiro Charque de Campanha, é recomendável utilizar  a panela de ferro e prepará-lo de modo tradicional, ou seja:  dessalgar o charque, fritar cebola e alho, acrescentar arroz (agulhinha ou cateto) , água e acertar o sal ao final. Se não mexer o arroz, fica mais sequinho . Se ficar mexendo a arroz ficará mais molhado (impapado).   Há várias receitas dessas disponíveis na internet!

Porém, a receita que postamos aqui, é diferente! Pode  ser considerada uma "heresia" pelos Gaúchos mais tradicionalistas, mas fica deliciosa! (ou Muito Ótima como diria a Tita) .


Se faz assim:

Ingredientes:


400 a 500 gramas  de carne (charque, sobras do seu churrasco ou carne assada) cortado em cubos miúdos
1/3 xícara de óleo (uso o de girassol)
4 col sopa de azeite
1 cebola  picada
4 dentes de alho grandes (tirar miolo para evitar cheiro muito forte) picados
1 tomate sem casca e  sem semente picado
1/3 de pimentão picado
2 colheres de sopa de Alho poró picado
Manjericão, manjerona e tomilho à gosto
1/2 xícara de Polpa de tomates (eu uso Pomodoro)
1/2 xícara de bacon em cubos picado
1/2 xícara de água
Sal a gosto
1/2 xícara de queijo parmesão ralado colocar uma colher de sopa no refogado e o resto para finalizar o prato
1 xícara de arroz (cateto ou agulhinha fica melhor) pronto (já cozido e temperadinho). Se quiser que "renda" mais pode acrescentar mais arroz. 
1/2 xícara de salsinha verde picada (utilizará um pouco no preparo e um pouco para enfeitar)
4 ovos picados
Pimenta à gosto 


Modo de fazer:


Primeiro limpe a carne, retirando nervos e gorduras indesejáveis. Reserve.

Em uma panela de ferro, aqueça  o óleo e acrescente a  cebola. Deixe fritar um pouco e acrescente   o alho, alho poró, o pimentão, o bacon e então acrescente a carne picada em cubos.  Sempre com o fogo baixo e mexendo,  junte o  tomate picado e purê de tomates , os temperos (manjericão e manjerona) e a água. Deixe a tampa da panela aberta para o molho ir reduzindo e ficando grossinho, sempre mexendo. Se precisar de mais água acrescente. Se ficar muito aguado é só deixar ferver e reduzir o líquido. Acerte o sal e, quando este molho refogado com a carne   já estiver pronto e saboroso acrescente o queijo parmesão ralado, pimenta à gosto e salsa picada. Desligue o fogo, deixando a panela tampada para pegar bem o  sabor. - Todo esse processo é rápido não devendo levar mais de 15 minutos.




Pegue o arroz branco,  que deverá estar pronto,  e mexa com um garfo grande  para que fique bem soltinho.  Aqueça e vá misturando, aos poucos, ao refogado de carne. Deve ser servido logo em seguida na própria panela de ferro ou em pirex , polvilhando por cima o ovo, a salsinha e o queijo ralado.




Fica uma delícia servir com Quibebe de abóbora !



Obs: Se preferir  cozinhar o arroz com a carne , basta misturar o arroz cru ao refogado de carne, colocar água e deixar cozinhar. Leva mais ou menos 15 minutos.  Se, nas sobras do seu churrasco  também tiver sobras de salsichão, pique bem e acrescente ao molho!        





Nenhum comentário:

Postar um comentário