quarta-feira, 13 de março de 2013

Souflê de Bacalhau

Essa é uma opção excelente para quem deseja deixar o prato  preparado antes dos convidados chegarem , colocando no forno alguns minutos (30 a 40 minutos) antes de servir. Rende bastante e pode servir de 10 a 12 pessoas, dependendo dos acompanhamentos. Como todo o souflê,  é leve e perfeito para um  domingo de Páscoa com clima quente, o que poderá ocorrer este ano.

Ingredientes:

1 kilo de bacalhau (Gadus Morhua)
1 xíc. de azeite de oliva
1 vidro de leite de coco
1  cebola ralada (ou bem picada)
2 dentes de alho
1/2  pimentão amarelo picado (opcional)
1/2  pimentão vermelho picado  (opcional)
1  kilo de batata cozida e esmagada
Outros temperos de sua preferência (coentro, pimenta, azeitonas etc.) utilizar com cuidado
1 xíc. de queijo parmesão ralado
6 ovos
2 col/sopa  de farinha de trigo


Modo de Fazer:

Dessalgue o bacalhau (trocar 5 a 6 vezes a água de um dia para o outro até ficar do seu gosto) , desfie em lascas não muito pequenas, de forma que se possa sentir o sabor e a textura do bacalhau ao saborear o prato.
Bata as claras em neve e reserve.
Em uma frigideira ou panela grande, coloque o azeite para esquentar, acrescentando em seguida a cebola, o alho, o bacalhau e  o leite de coco fazendo um refogado. Quando pronto, acrescente a  batata  amassada, o queijo ralado (reserve um pouco para finalizar o prato), os temperos e e pimentões e apague o fogo.

Acrescente às claras batidas em neve, as 6 gemas que sobraram e as duas colheres de farinha de trigo. Misture tudo ao bacalhau mexendo delicadamente. Unte um pirex bem grande (ou dois pirex de tamanho médio) e despeje a mistura, polvilhando com o queijo ralado reservado. Leve ao forno pré aquecido a temperatura de 230 graus  e deixe de 30 a 40 minutos até que fique dourado.

Sirva com arroz,   brócolis ou mix de folhas verdes. Em dias quentes, mesmo frio, esse souflê  fica uma delícia para ser servido como entrada , acompanhado de folhas verdes.

Esse é o Souflê pronto! Neste pirex há meia receita!    


Sugestão de vinho: Um bom Sauvignon Blanc ou Chardonay. Se quiser um pouco mais de ousadia experimente Exopto Horizonte Rioja Branco 2010 - 70% Viura , 15% Garnacha Blanca, 15% Malvasia. Esse vinho é show! 
Para quem não abre mão do vinho tinto, dê preferência a vinhos mais leves . São muitos , mas os produzidos a partir da uva   Pinot Noir, são deliciosos e encontrados facilmente.  





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário