sábado, 6 de abril de 2013

Bacalhau na Brasa com Alho



Não encontrei a receita de Bacalhau na Brasa  nos livros da Tita,   para que eu pudesse compartilhar essa maravilha de prato com vocês. Então fiz um curso com o Chef João Luiz , do Restaurante Camponesa do Minho.  Esse restaurante é, desde 1979 , considerado o mais tradicional da culinária portuguesa em Curitiba.  

Aprendemos a fazer vários pratos, mas compartilho  aqui o Bacalhau na Brasa por ser o mais diferente e o que mais lembra minha infância quando íamos ao restaurante Galo em Porto Alegre ou  Alvaro's no Rio (ambos antiquiquíssimos). 

Feito em uma churrasqueira à carvão, é fácil e rápido de fazer e o grande segredo será  a   escolha da posta de bacalhau Veja aqui como escolher  e a qualidade do azeite Veja aqui dicas sobre os azeites .




Dicas valiosas do Chef João Luiz

-  Para obtermos 1 kg de bacalhau assado,  precisamos colocar 1,920 kg de lombo de bacalhau na brasa.

- Para bacalhau na brasa,  sempre faça um pré cozimento, colocando-o numa forma com água e levando ao fogo brando por 10 minutos somente.

- O bacalhau nunca deve ser fervido por longos períodos para que não perca o sabor e a textura. Para dessalgar faça uma primeira rega com água corrente e depois coloque-o de molho em água gelada e leve à geladeira. São necessárias , em média  6 trocas de água.

- Sempre aproveite a água de fervura do bacalhau para preparar os acompanhamentos como, batatas, arroz etc..

- Para acompanhamento, utilize de preferência a batata com casca vermelha. São mais enxutas.

- Só utilize as azeitonas como finalização para enfeitar o prato, do contrário, pode alterar o sabor do bacalhau (amargo).
   

Ingredientes:
(Para 4 pessoas)

2 quilos de lombo de bacalhau  ( Com  Macrocephalus teremos um assado mais firme e   mais seco.  Com  Gadus Morhua teremos um assado menos firme mas, mais saboroso)                                                    

8 cabeças de alho (grandes)  bem picadas

1 pimentão vermelho 
1 pimentão amarelo 
4 batatas 
1 cebola cortada em rodelas 
1 tomate cortado em rodelas
2 xícaras de azeite (ou o suficiente para regar o lombo o final do preparo) 

Como preparar:

Cozinhe as batatas, descasque e reserve.  Unte a posta de bacalhau com azeite de oliva e coloque para assar na brasa. Utilize uma grelha  de fechar (prensa o lombo) ou grelha simples, tanto faz...
Coloque primeiramente o lombo com a pele do bacalhau voltada para baixo. Deixe 30 minutos e vire para ficar mais 20 a 25 minutos.  Na mesma grelha coloque os pimentões. Assim que os pimentões estiverem murchos e meios tostados de preto, retire da grelha e, embaixo de uma torneira retire a pele. Abra o pimentão com um corte transversal e com pressão da água e das mãos retire as sementes (como se estivesse lavando o pimentão).  Corte em tiras e coloque em uma travessa para ser servido com o bacalhau.

Em uma travessa dispor o bacalhau ladeado pelas batatas, fritar o alho picado no azeite e cobrir o bacalhau e as batatas. 

No restaurante Camponesa do Minho eles servem as cebolas e tomates cortados em rodelas  como uma salada para acompanhar o prato. 
Nós, em casa, colocamos a cebola para gratinar e acrescentamos ela ainda quente à travessa. 

O Chef sugeriu servir acompanhado de um  bom vinho verde! E eu sugiro um vinho verde proveniente da casta Alvarinho.  É um vinho branco que possui  acidez  alta e marcante e combinará bem com este bacalhau! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário