terça-feira, 4 de março de 2014

Cuca de Uva ( Cozinhando com Menorah)

Cozinhando com Menorah é um livro, publicado em 1982, pelo grupo Menorah de Porto Alegre. Minha mãe ganhou o livro de uma amiga judia, que pertencia ao grupo. O livro realmente possui receitas ótimas, todas experimentadas e aprovadíssimas. Uma das receitas que a Tita fazia sempre era a Cuca Ligeira.  De fácil preparo e deliciosa. Como sempre...ela modificava algumas coisas ! A receita original levava margarina e ela substituiu por manteiga. Também não levava frutas, mas ela acrescentava bananas, maçãs ou uvas, dependendo do que tinha em casa. Todas essas opções, acrescidas de uma pitada de  canela em pó , ficam maravilhosas!
Vou postar, então,  a receita do grupo Menorah com as modificações da Tita, utilizando uvas pretas!

Ingredientes :

100 gramas de manteiga sem sal (mole/temperatura ambiente)
2  xíc. de açúcar
2 ovos
3 xíc. de farinha de trigo
1 pote de iogurte natural
1 xíc. de leite
1 pacote de fermento em pó ou 1 col. sopa cheia
1/2 kg de uvas pretas (só os gomos)

Modo de fazer:

Misture aos poucos os ingredientes, bata por 5 minutos (não precisa ser na batedeira) e, por ultimo, coloque o fermento.
Untar uma forma de tamanho médio ( 24 cm x 34 cm  aproximadamente) com manteiga e farinha. Colocar a massa, esparramar metade das uvas por cima  e colocar para assar  (forno médio 220 /230 graus) por + ou  - 40 a 45 min. , dependendo do forno.  Colocar por cima a farofa , começando pelos cantinhos de forma que não sobrecarregue muito o meio da cuca. Espalhe o mais uniforme possível.  Coloque por cima da farofa o restante das uvas.  Veja receita da farofa abaixo:

2 colh e meia  de manteiga
1 xíc e meia de açúcar
1 xíc e meia de farinha de trigo


Modo de fazer:      

Amassar com os dedos até formar uma farofa granulada (se quiser mais granulada coloque mais manteiga e deixe formar bolotas). Polvilhar em cima da massa com o resto das uvas após 10/15 min de forno (tem que cozinhar um pouco para a farofa não afundar).









Nenhum comentário:

Postar um comentário