quinta-feira, 14 de março de 2013

Bacalhau Rapidito

Essa receita é ótima para  quem não quer perder  tempo, nem ter muito trabalho! Pode ser feito com o bacalhau de sua preferencia, mas, como foi comentado na postagem sobre os tipos existentes  Veja Aqui,  o resultado do prato dependerá da qualidade dos produtos utilizados.

Eu usei o lombo de bacalhau e, como esse preparo é para ser rápido, utilizei 500 gramas de bacalhau que  já vem dessalgado (disponível em caixas de 500 gramas nos bons mercados).

Ingredientes:

500 gramas de bacalhau dessalgado em lascas (podem ser finas ou largas)
2 cebolas grandes cortadas em rodelas
3 dentes de alho picados (lembre de tirar aquele miolinho do alho para tirar o gosto forte )
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo (pode usar o verde também)
1/2 xíc. de azeite de oliva extra virgem (até 0,5% de acidez)
sal a gosto

Mode de Fazer:

Se está utilizando o bacalhau dessalgado, é só colocar a peça para uma breve fervura até que amoleça, de forma que você possa retirar as peles, espinhos e desfazê-lo em lascas.
Se utilizar o bacalhau salgado, coloque-o de molho um dia antes do preparo e vá trocando a água 4 ou 5 vezes até dessalgar e faça o mesmo processo acima, colocando a peça para uma breve fervura e separe em lascas grandes. Guarde um pouco daágua onde foi fervido o bacalhau, caso seja necessário no preparo do prato.  Reserve o bacalhau em lascas.
Em uma frigideira grande (ou panela Wok) coloque o azeite para esquentar, frite a cebola e o alho até ficarem dourados, os pimentões e as lascas de bacalhau. Movimente os ingredientes utilizando duas colheres grandes , acerte o sal, tempere a gosto (pimenta, coentro etc)  e está pronto o Bacalhau Rapidito!!

Pode acrescentar ovos cozidos, azeitonas  e salpicar com cheiro verde para servir.
Fica uma delícia para acompanhar com arroz branco   !  






Nenhum comentário:

Postar um comentário