segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Filé à Francesa ReceiTita's

A primeira vez que comi um Filé à Francesa foi no Rio de Janeiro, prato bastante popular por lá!
Adorei esse  prato! Cada vez que íamos ao Rio voltávamos  à Copacabana, no mesmo restaurante em que  apreciamos  o prato pela primeira vez.
Porém, moramos  em Curitiba.  Para matar as saudades e a vontade de comer este filé delicioso só tinha um jeito: aprender a fazer!  Em Curitiba o preparo do Filé á Francesa é completamente diferente!

Com o tempo fui adaptando  o prato ao nosso gosto! Ele é rápido, simples de fazer e pode ser servido em qualquer ocasião!

Recomenda-se fazer em uma panela WOK ou frigideira grande, que possa ser servida direto à mesa!

Ingredientes:

800 gramas de filé mignon cortada em medalhões (aproximadamente 2 cm de espessura)
2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho
100 gramas de presunto cortado em tirinhas finas
1 lata de ervilhas de boa qualidade
Batata palha (quanto mais fininha melhor) 1 pacote médio
Manteiga
Azeite de oliva
Molho shoyu à gosto
Sal e pimenta à gosto

Grelhar  os bifes na manteiga ao "ponto menos"  e reservar.

Fritar no azeite de oliva,  com  uma colher rasa  de manteiga, as cebolas cortadas em rodelas, o alho,  até dourar, acrescentando por último o presunto cortado em tiras e um pouco (2 colheres de sopa)  de molho shoyu.   Quando tudo estiver pronto , acrescente  as ervilhas, a batata palha e recoloque os bifes  que ficaram reservados, podendo ser servido na mesma panela para manter o sabor e o calor!

Pode também ser servido direto no prato! Coloque o bife no prato e a mistura de cebola refogada com presunto, ervilha e batata palha como uma guarnição!






Antes de servir coloque  batata palha e misture com a cebola, presunto e ervilhas. É bom deixar  na mesa uma porção extra de batata palha!
Pode misturar a batata palha somente um pouco antes de servir para manter a crocância!


Pode ser acompanhado de  arroz branco !   Se for verão, uma cerveja bem gelada harmonizará muito bem com este prato!   Se estiver frio, um vinho tinto leve (pinot noir) será perfeito!