terça-feira, 18 de junho de 2013

Frango ao Creme de Cenoura

Um prato leve, saboroso, nutritivo e com um visual ótimo! Meus filhos , quando pequenos, não gostavam de comer cenoura então a vó Tita colecionava receitas que incluíssem legumes....
Assim, esse prato veio pra ficar e faz parte da nossa história até hoje! É bom demais!! E o que é melhor:  possui pouquíssimas calorias!!!  Experimente!


Ingredientes: 

10 pedaços de sobrecoxa sem pele  (pode também ser feita com peito , se preferir)
4 cenouras grandes
3 colheres de sopa de farinha de trigo
100 gramas de queijo ralado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 bouquet de tomilho (que você possa retirar facilmente depois do frango cozido)
2 xícaras de água
sal a gosto



Modo de fazer: 

Coloque as cenouras para cozinhar e reserve.

Frite a cebola e o alho até ficarem transparentes, acrescente os pedaços de frango, o bouquet de  tomilho, o sal e as duas xícaras de água. Tampe a panela e deixe o frango cozinhar.  Quando o frango estiver cozido, reserve o caldo que ficou na panela,  retire a carne despedaçando-as em lascas (despreze os ossos).



 


Retire o bouquet de tomilho (ou o tempero que escolheu) do caldo e leve-o ao liquidificador com as cenouras cozidas, fazendo um creme. Acrescente as 3 colheres de sopa de farinha e metade do queijo ralado  e leve o creme de volta à panela para dar uma engrossada rápida.  Misture o creme ao frango em um pirex refratário, polvilhe o restante do queijo e leve ao forno pré aquecido (ou grill)  para gratinar.
Bom apetite!






  

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pão de Minuto


Este pãozinho fez parte da nossa infância! Sabem como é? Chegar em casa depois de brincar muito  (naquele tempo a gente brincava na rua) e encontrar Pãezinhos de Minuto quentinhos em cima da mesa?
Não tem preço...
Com patês, geléias ou manteiga este pãozinho vai bem com tudo e é muito fácil e rápido de fazer!


Ingredientes:

100 gramas de manteiga (pode ser margarina também)
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 ovo inteiro
1/2 xícara de leite  (125 ml)
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento (Royal)

Recheio (opcional) 

O Pãozinho de Minuto já é bom sem nada de recheio, mas ficará   uma delícia se rechear com  doces ou salgados como salsicha, um pedacinho de goiabada ou  presunto e queijo picados com  orégano. Enfim, você pode dar seu toque!

Misture todos os ingredientes na ordem acima, amasse com as mãos,  fazendo os pãezinhos no formato que desejar . Para colocar o recheio abra o pãozinho em círculo e feche como um se fosse um pacote,  enrolando novamente para dar o formato de pão, fechando todos as aberturas.

Sem recheios ou com recheios são uma delícia

Coloque os pãezinhos em forma untada e enfarinhada, pincele-os com gema de ovo e asse em forno pré aquecido por 20 a 25 minutos  ( após os primeiros 10 minutos baixe o forno ) .

Rende, aproximadamente, 12 bolinhos!


Para acompanhar café, chá, chocolate quente ou fazer parte de um couvert